Os Fidalgos: UM CLASSICO RECRIADO EM ATMOSFERA AFRICANO
Os Fidalgos

O sítio que aborda a Cultura na Guiné Bissau
quinta-feira, outubro 04, 2007
  UM CLASSICO RECRIADO EM ATMOSFERA AFRICANO




Critica de teatro. Macbeth, por companhia guineense no teatro Trindade


A Sangrenta tragédia de Shakespeare numa leitura originali­ssima


Miguel Pedro Quadrio


Enquanto no Teatro de São Carlos se ouve o ultra romântico Macbteh de Verdi, uns quarteirões mais acima, no Teatro da Trindade, esta em cena Namanha Makbunhe, uma curiosi­ssima recriação da tragédia shakespeariana, onde Andrzej Kowalski dirige um elenco são integrado por actores negros *uma parceria entre o Teatro D. Maria II e a companhia guineense Os Fidalgos*.

As feiticeiras que, em Shakespeare, prenunciam a ascensão e queda do fidalgo ingrato, assassinado Duncan , seu real protector, lança se numa senda de horror e morte para garantir o poder usurpado tornam se aqui em personagens versimeis duma inquietante coexistência magica entre espi­rito e matéria.
Esta perspectiva inusitada vinca se através de duas figuras colocadas fora da acção um contador de historias e um musico, que antecipam o que se passara em palco como narrativa arcaica e ci­clica, , onde os homens se revelam cruamente.Ti­pico das culturas subsarianas de tradição oral, esta moralização permite reler Macbeth como epopeia de heróis e vilões que exemplifica o bem e o mal a uma plateia atenta .
O monumental cenário de Leszek Madzik adensa esta atmosfera
NAMANHA MAKBUNHE
Autores William Shakespeare e Andrzej Kowalski
Encenação Andrzej Kowalski
Interpretes Mário Spencer
Domingos G. Marques
Amélia da Silva
José Massango
Jorge Q. Biague
Mussa Camara, entre outros...
Grave, embora a sala a italiana do Trindade não deixa brilhar a conjugação despojada dum chão nu com os enormes elementos que diferenciam os espaços fundamentais da trama: a floresta das bruxas , a casa de Macbeth e a floresta móvel, que desce da teia.
A proliferação de sons indeterminados, a iluminação rarefeita e as coreografias brutais das feiticeiras agudizam, tambem, esta confluencia de planos. Se esta versão conserva o essencial da tragédia assinale se, apenas, a duplicação da cruel Lady Macbeth, que assim ganha um rosto humano, o espectáculo torna se imperdivel pela saborosa mistura entre o português e o crioulo, pela genuinidade dos desempenhos etnográfico, e por uma requintada técnica de articular emoções vividas com a tipificação expressiva de gestos e registos.
Diário de Noticias 04, 06, 07
edição: Amélia da silva
Comments:
<$BlogCommentBody$>
<$BlogCommentDeleteIcon$>
Enviar um comentário

<< Pag. Principal
Os Fidalgos Espaço destinado a divulgação de actividades culturais da Guiné Bissau, com especial destaque às do Grupo Teatral Os Fidalgos.
Apresente as suas sugestões, faças as suas críticas e informe nos sobre as matérias que gostaria de ver publicadas. Teremos todo o gosto em satisfazer a sua curiosidade. Se pretender pode ainda enviar-nos artigos seus, relacionados com conteúdos que abordamos, que teremos o maior prazer de partilhá-los consigo.
ARQUIVOS
setembro 2005 / janeiro 2006 / março 2006 / setembro 2006 / outubro 2006 / agosto 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / fevereiro 2008 / março 2008 / maio 2008 / outubro 2008 / novembro 2008 / fevereiro 2009 / novembro 2009 /

CONTACTE-NOS
Visitas desde 18/09/05