Os Fidalgos: DESAPARECIMENTO DE UMA ESTATUA
Os Fidalgos

O sítio que aborda a Cultura na Guiné Bissau
segunda-feira, setembro 10, 2007
  DESAPARECIMENTO DE UMA ESTATUA
A propósito das notícias surgidas no Diário de Notícias de que "O empresário Alpoim Calvão foi impedido, na sexta-feira, de sair da Guiné-Bissau e está sujeito a termo de identidade e residência por alegado envolvimento no desaparecimento de uma estátua na ilha de Bolama, disse ontem à Lusa a Polícia Judiciária guineense.
A estátua em bronze do antigo presidente norte-americano Ulysses Grant, da autoria do escultor Português Manuel Pereira da Silva, foi erguida em Bolama, no arquipélago dos Bijagós, em memória do papel decisivo que o antigo presidente dos Estados Unidos teve no desfecho do diferendo entre Lisboa e Londres sobre a ilha guineense."

O desaparecimento da estátua da ilha de Bolama foi denunciado em meados de Agosto por um cidadão anónimo, tendo o caso sido entregue à Polícia Judiciária da Guiné-Bissau. "As investigações ocorreram na sequência de uma denúncia", afirmou um inspector da Polícia Judiciária guineense, acrescentando que a estátua foi encontrada enterrada num buraco. "

Há nacionais e estrangeiros envolvidos, nomeadamente Alpoim Calvão", sublinhou. Segundo o inspector, o empresário português já foi ouvido e reconheceu que a sua empresa de sucata comprou uma parte da estátua. "Ficou com termo de identidade e residência até o caso ser esclarecido", afirmou. Eu como filho do escultor Manuel Pereira da Silva fiquei preocupado com a notícia e ao fazer uma pesquisa na web encontrei este fantástico blogue sobre a Guiné-Bissau.

Espero que não me leve a mal, mas gostaria de saber mais sobre o que aconteceu a esta estátua.

Publicada por Pedro Nunes em Os Fidalgos


edi. Amelia da Silva
Comments:
<$BlogCommentBody$>
<$BlogCommentDeleteIcon$>
Enviar um comentário

<< Pag. Principal
Os Fidalgos Espaço destinado a divulgação de actividades culturais da Guiné Bissau, com especial destaque às do Grupo Teatral Os Fidalgos.
Apresente as suas sugestões, faças as suas críticas e informe nos sobre as matérias que gostaria de ver publicadas. Teremos todo o gosto em satisfazer a sua curiosidade. Se pretender pode ainda enviar-nos artigos seus, relacionados com conteúdos que abordamos, que teremos o maior prazer de partilhá-los consigo.
ARQUIVOS
setembro 2005 / janeiro 2006 / março 2006 / setembro 2006 / outubro 2006 / agosto 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / fevereiro 2008 / março 2008 / maio 2008 / outubro 2008 / novembro 2008 / fevereiro 2009 / novembro 2009 /

CONTACTE-NOS
Visitas desde 18/09/05