Os Fidalgos: Dados Biograficos de "OS FIDALGOS"
Os Fidalgos

O sítio que aborda a Cultura na Guiné Bissau
domingo, setembro 25, 2005
  Dados Biograficos de "OS FIDALGOS"
Companhia de Teatro guineense "Os Fidalgos", dirigida por Andrzej Kowalski, que surgiu com o apoio da Cena Lusófona e da Cooperação Francesa instalada em Bissau. Aí, os elementos, iniciaram a suas actividades teatrais e trabalharam com encenadores como Andrzej Kowalski e Thierry Therondel. Para além do trabalho como actrores são responsáves pelos figurinos do grupo, iluminacão, sons etc.
Participaram ainda em vários documentários na Televisão da Guiné-Bissau.


Acções com a Cena Lusófona:

· Oficina de Formação Teatral, na Guiné, dirigida por Andrzej Kowalski, cujo resultado foi a peça “O Lutador”.

· “O Lutador”, texto colectivo, peça de teatro que estreou no dia 20 de Junho de 2002 no Centro Juvenil Cultural do Quelele, em Bissau, com encenação de Andrzej Kowalski. Este espectáculo foi uma co-produção entre a Cena Lusófona e a Companhia de Teatro Os Fidalgos.

· Participaram na V Estação da Cena Lusófona / Festival de Gravana, que se realizou em São Tomé e Príncipe, em 3 a 18 de Agosto de 2002, com a co-produção “O Lutador”.

· Ainda na V Estação da Cena Lusófona, em São Tomé e Príncipe, participaram no Fórum.

· Participaram, ainda, no Circuito Teatral Lusófono promovido pela Cena Lusófona, com a co-produção “O Lutador”, em Braga, no Teatro Circo, a 22 de Agosto de 2002.

· Ainda em 2003, participaram na VI Estação da Cena Lusófona, que decorreu em Coimbra, de 5 a 15 de Dezembro, como parte do elenco de “O Lutador”. Este espectáculo foi uma co-produção entre a Cena Lusófona e a Companhia de Teatro Os Fidalgos, levada à cena com encenação de Andrzej Kowalski.



Espectáculos realizados por “Os Fidalgos”:


· “As Aventuras do Lutador”, peça de teatro encenada por Thierry Therondel e levada à cena, em 2002, pela Companhia de Teatro Os Fidalgos, com o apoio da cooperação francesa da Guiné-Bissau.

· “Era Uma vez Em África”, peça de teatro levada à cena, em 2003, pela Companhia de Teatro Os Fidalgos. “Barta Ba”, peça de teatro levada à cena pela Companhia de Teatro Os Fidalgos.

· “Makbunhe”, peça de teatro levada à cena pela Companhia de Teatro Os Fidalgos, com encenação de Andrzej Kowalski.

· “Balade”, peça de teatro levada à cena, em 2004, pela Companhia de Teatro Os Fidalgos, com o apoio da cooperação francesa da Guiné-Bissau. A peça foi, ainda, levada à cena durante uma digressão ao Senegal, no mesmo ano.

· “Mistida”, peça de teatro levada à cena em 2004 e na qual fez parte da direcção artística.

Participação de “Os Fidalgos” Cinema:

· “Veneno do Sol”, de Victor Silva (1991).

· “Os Olhos Azuis de Yonta”, de Flora Gomes (1991).

· “Máscara”, de Flora Gomes (1992), como bailarina.

· “Po di Sangue”, de Flora Gomes (1995).

· “Djitu Tem Ku Tem”, de Suleiman Biai (1997)

· “Nha Fala”, de Flora Gomes (2002).


Participação em Festivais:

· V Estação da Cena Lusófona / Festival de Gravana, que se realizou em São Tomé e Príncipe (Agosto de 2002), como parte do elenco de “O Lutador” e no Fórum.

· VI Estação da Cena Lusófona, que decorreu em Coimbra (Dezembro de 2003), como parte do elenco de “O Lutador”.
Comments:
<$BlogCommentBody$>
<$BlogCommentDeleteIcon$>
Enviar um comentário

<< Pag. Principal
Os Fidalgos Espaço destinado a divulgação de actividades culturais da Guiné Bissau, com especial destaque às do Grupo Teatral Os Fidalgos.
Apresente as suas sugestões, faças as suas críticas e informe nos sobre as matérias que gostaria de ver publicadas. Teremos todo o gosto em satisfazer a sua curiosidade. Se pretender pode ainda enviar-nos artigos seus, relacionados com conteúdos que abordamos, que teremos o maior prazer de partilhá-los consigo.
ARQUIVOS
setembro 2005 / janeiro 2006 / março 2006 / setembro 2006 / outubro 2006 / agosto 2007 / setembro 2007 / outubro 2007 / novembro 2007 / fevereiro 2008 / março 2008 / maio 2008 / outubro 2008 / novembro 2008 / fevereiro 2009 / novembro 2009 /

CONTACTE-NOS
Visitas desde 18/09/05