Mindjer, vota i sedu candidata!

No segundo episódio ouvimos a discussão na sede do PGP entre Fátima e Intombé, o chefe do partido. Fátima quer ser cabeça de lista no círculo de Intombé mas Intombé não está de acordo.
Mindjer, vota i sedu candidata!

O terceiro episódio desta rádio-novela ocorre na aldeia de Caboké. Algumas mulheres da aldeia, entre elas a mãe de Rama, Musu e sua avó, Adja estão a lavar a roupa. A decisão dos maridos de controlar o seu voto leva-as a tomar uma decisão, fazer uma greve do sexo.
Mindjer, vota i sedu candidata!

os omis garandis da tabanka estão reunidos para analisar a decisão de greve de sexo das mulheres. Um grupo de jovens rapazes tenta sensibilizar o régulo para por fim ao desentendimento.
Mindjer, vota i sedu candidata!

No quarto episódio, assistimos ao encontro entre Rama, a menina da aldeia e Fátima, do PGP graças ao jornalista da rádio comunitária local, duas personagens decididas a ajudar as mulheres a exprimirem o seu dever de eleitora e cidadã.
Mindjer, vota i sedu candidata!
O sexto e último episódio ocorre na aldeia de Caboké onde está a delegação do PGP. O momento é importante pois o régulo deve anunciar a decisão dos omis grandis sobre o direito de voto das mulheres enquanto que o presidente do PGP deve pronunciar-se sobre a presença de Fátima como cabeça de lista do seu partido…
Texto: Vladimir Monteiro e Os Fidalgos
Encenação: Amélia da Silva
Tradução: Amélia da Silva e Djamila Vieira
Narrador: Sumba Nansil
Música: Os Fidalgos
Intérpretes Personagens
Djamila Vieira - Rama
Amélia da Silva - Musu
Fernando Barreto Costa « Nandjó » - Justino e Goiu
Jorge Quilino Biagué - Matchu e Tonton
Helena Sanca - Fátima
Mussá Camará - Intombé e Régulo
Sandra Semedo - Adja
Sofia Laura Rodrigues – Jaquilina, Djari e Sofie
Albino Djata - Pantam e Armandinho
Sumba Nansil – Jornalista
Ilesa Afonso da Costa – Cumba, Bébé e Maria
Armando Nhaga - Iano
Participação de Suleimane Biai
EDICAO
AMELIA DA SILVA
ELEIÇÕES LEGISLATIVAS 2008
UNOGBIS LANÇA RÁDIO-NOVELA SOBRE IMPORTÂNCIA DA MULHER NO PROCESSO ELEITORAL
Chama-se “Mindjer, vota i sedu candidata!” e é um folhetim radiofónico que tem como objectivo evidenciar a importância e o lugar da mulher no processo eleitoral.
A iniciativa é do Gabinete das Nações Unidas para a Consolidação da Paz, Unogbis e a interpretação está a cargo do grupo teatral “Os Fidalgos”.
A rádio-novela é apresentada esta sexta-feira em Bissau e, de 01 a 05 de Novembro, será difundida em três estações radiofónicas nacionais.
O Gabinete das Nações Unidas para a Consolidação da Paz na Guiné-Bissau, Unogbis, é a promotora da rádio-novela “Mindjer, vota i sedu candidata!” que é apresentada esta sexta-feira, em Bissau, às organizações não-governamentais ligadas à problemática do Género no país.
Em declarações à Voz da Guiné, Vladimir Monteiro, oficial de Comunicação da Unogbis, disse que a “principal mensagem desta rádio-novela é mostrar a importância e o lugar da mulher no processo eleitoral, ao mesmo tempo que visa precisar que a questão das eleições não diz exclusivamente respeito ao homem”.
Ainda segundo o responsável, “de forma a reforçar a mensagem, inclui-se umas passagens musicais, fazendo da peça uma rádio-novela musical”. Os elementos do grupo teatral “Os Fidalgos” são os protagonistas desta rádio-novela, que vai ser transmitida de 01 a 06 de Novembro nas estações radiofónicas Bombolom, Pindjiguiti e Rádio Jovem.
W.A. (VdG)
Vladimir Monteiro
Information Officer
UNOGBIS
United Nations Building
amelia da silva
CACHEU
GREVE DE PANO
É UMA RADIO NOVELA QUE SAIRÁ NO DIA 7 DE PROXIMO MÊS, VISTO QUE É PARA SENCIBILIZAR OS HOMENS SOBRE TUDO NAS ALDEIAS PORQUE AI MUITAS DAS VEZES ELES QUE DECIDEM ONDE OU NO QUAL AS MULHERES DEVEM VOTAR. MAS DESTA VEZ AS MULHERES DECIDIRAM FAZER GREVE DI PANO...
GRAÇAS A DEUS A GREVE SORTIO EFEITO POSSITIVO PORQUE DESTA VEZ VÃO VOTAR LIVREMENTE NO PARTIDO QUE DEFENDE MELHOR INTERRESES DE CABOKÉ...
améliazinha da silva
SALTINHO